Informações e pedido

12-12-2011 09:45

A construção do novo edifício da escola-sede do Agrupamento de Escolas de Gondomar permitiu concretizar um projeto que foi emergindo em alguns dos seus docentes e que, por tal motivo, se tornou premente: a preservação do espólio material e imaterial de natureza pedagógica e didática. Constituiu-se para este efeito o Clube do Museu Pedagógico que, numa primeira fase, o divulga virtualmente no seu sítio, incluído na página do Agrupamento.

Partiu-se de uma recolha sobretudo documental e fotográfica – iniciada pelo historial da Escola Preparatória Júlio Dinis, de 1968, percorreu os diversos espaços físicos e culminou no edifício actual.

O material didático próprio de algumas disciplinas – com destaque para Matemática, Físico-Química, Educação Visual / Trabalhos Manuais e Educação Musical – e já ultrapassado, encontra-se assim preservado, bem como uma pequena recolha de trabalhos dos alunos representativos da evolução dos diversos momentos e experiências pedagógicas pelas quais este Agrupamento já passou.

O testemunho de antigos professores e alunos – traduzido em histórias de vida, fotografias antigas, textos produzidos para trabalhos escolares ou outros que os mesmos considerem relevantes – trará um valor acrescido a este trabalho de recolha.

Pede-se portanto a colaboração de todos os que sentem que podem contribuir para tal desígnio, seja através do sítio do Museu, do endereço eletrónico ou postal, seja nos Serviços Administrativos, na escola sede.